A sociedade vive um momento de muitos avanços científicos e tecnológicos. O desenvolvimento das tecnologias digitais como o computador e a internet, exige modificações escolares.
Primeiramente a escola necessita de implantação dos recursos tecnológicos como, computador, mas isso não é suficiente, faz-se necessário capacitação docente, para que o mesmo adquira segurança e autonomia na utilização desse recurso em sua prática pedagógica.
O papel do professor é fundamental na inserção dos computadores no processo de ensino-aprendizagem, pois implica planejamento metodológicos, diferente ao uso rotineiro do quadro branco, lápis e caderno. Requer ainda, pensar na função social da escola, na relação tecnologia e sociedade. Que tipo de cidadãos almejamos? Critícos capazes de produzir tecnologias ou consumidores passivos?
Cabe ao professor desenvolver em seus alunos uma reflexão critíca do uso do computador , e as diferentes formas feita pela sociedade. É necessário ainda, que a escola favoreça a criação de um ambiente de aprendizagem, com atividades que tenha desafios que esteja interligada à função social e contribua na formação de sujeitos critícos e construtores de uma sociedade melhor.
www.anped.org.br/reunioes/30ra/trabalhos/GT08-3667--Int.pdf -