terça-feira, 26 de outubro de 2010

Agora Eu Vejo! - LIÇÃO 4

SERVIÇOÉ mostrar aos outros que Jesus os ama.
VERSO PARA DECORAR
“Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo!” João 9:25, NVI.
REFERÊNCIAS
João 9:1-38; O Desejado de Todas as Nações, p. 470-475.

OBJETIVOSA criança deverá:
SABER que falar sobre as coisas boas que Jesus faz por nós ajuda outras pessoas a
também amarem a Jesus.
SENTIR-SE agradecida por Jesus nos dar tantas bênçãos.
RESPONDER contando a outros sobre as coisas boas que Jesus faz por ela.
MENSAGEM CENTRAL
Servimos a Deus quando falamos aos outros acerca de tudo quanto Ele nos tem feito.

Resumo da Lição
Jesus curou um homem que fora cego desde nascido. O homem ficou tão feliz que falou a
todos sobre o que Jesus lhe fizera. Mesmo quando as pessoas lhe ordenavam que ficasse
quieto, ele continuava falando sobre Jesus. Ele contava a seus vizinhos, e alguns deles o levaram aos líderes judeus, que não queriam crer que Jesus podia curar. Seus pais foram questionados e ficaram com medo. Mas o homem falou a todos que Jesus o havia curado.Esta lição fala sobre serviço. Deus tem feito tantas coisas aravilhosas por nós que frequentemente desejamos partilhar essas boas-novas com outras pessoas. Falar aos outros sobre as boas coisas que Deus tem feito por nós é uma das maneiras de O servirmos e ajudar outros a aprender sobre Ele.

Enriquecimento Para o Professor
“A grande obra, em favor de seu filho, levara a convicção aos pais, todavia responderam:‘Sabemos que este é nosso filho, e que nasceu cego; mas como agora vê, não sabemos; ou quem lhe tenha aberto os olhos, não sabemos.’ […]
“O cego estava cheio de alegria e reconhecimento; contemplava as maravilhosas obras da natureza e deleitava-se ante a beleza da Terra e do firmamento. Contava francamente o caso” (O Desejado de Todas as Nações, p. 472, 473).


Vivenciando a História
Pedir que voluntários encenem cada parte. Todos podem ser incluídos ou como vizinhos ou como líderes judeus. Pedir que as crianças façam os gestos à medida que a istória é contada.Um adulto poderá ajudá-las. Crianças mais velhas ou adultos podem representar as partes de Jesus e do cego.
Personagens: Homem cego, Jesus, amigo do homem cego, vizinhos, pais do homem cego,
líderes judeus.
Montagem do cenário: Arrumar a sala de tal forma que haja espaço para todos participarem da história. Um canto da sala será a rua em que o homem cego pedia esmolas. Outro lado será o
Tanque de Siloé. Um outro ainda será a sinagoga. O último será o lar do homem cego. [Opcional:
Se for possível, designar coisas para diferenciar as diversas áreas (papel azul para o tanque,algumas cadeiras e mesa para a casa do cego, um “púlpito” para a sinagoga).]
Narrador: Certo dia, Jesus viu um jovem que havia nascido cego. O jovem se assentava junto à estrada, pedindo que as pessoas lhe dessem um dinheirinho. Jesus, porém, não lhe deu nenhum dinheiro. Ele lhe deu alguma coisa muito melhor! Jesus cuspiu na terra, fez um pouquinho de barro com a saliva e colocou o barro sobre os olhos do cego.
Jesus: Vá se lavar no tanque de Siloé.
Narrador: Assim, o cego foi ao tanque e se lavou. Uma coisa maravilhosa aconteceu! Tão logo o barro foi lavado dos olhos, ele pôde ver! Homem cego: Eu posso ver! Eu posso ver!
Narrador: Ele ficou muito feliz! Contava a todos com quem se encontrava o que aconteceracom ele. Sua família ficou muito surpresa quando ele chegou em casa e podia ver. Ele parecia uma pessoa diferente. De fato, os vizinhos não tinham certeza de que fosse o mesmo homem.
Vizinho nº 1: Este é o mesmo que costumava ficar sentado, mendigando?
Vizinho nº 2: Sim, é ele mesmo.
Vizinho nº 3: Não, apenas se parece com ele.
Homem cego: Eu sou o homem que era cego. O Homem chamado Jesus fez barro e colocou em meus olhos. Ele me disse que fosse ao tanque de Siloé e lavasse. Assim, eu fui ao tanque e lavei o barro, então pude ver! Eu posso ver vocês! Posso ver as árvores e os pássaros! É maravilhoso que Jesus tenha me curado!
Narrador: Os vizinhos tomaram o moço que fora cego pelo braço e o levaram aos dirigentes judeus. Mas os dirigentes judeus não queriam crer que Jesus o havia curado da cegueira. E eles não queriam que ninguém dissesse que Jesus o tinha feito enxergar. Por isso, eles mandaram chamar os pais do moço.
Líder judeu nº 1 aos pais: Este é o filho de vocês? É aquele que vocês dizem que nasceu cego? Como é que agora pode enxergar?
Narrador: Os pais do moço ficaram com medo dos dirigentes judeus, e não quiseram respondercomo é que o rapaz enxergava agora, mas precisavam dizer alguma coisa.
Pais: Sim, este é o nosso filho. Sabemos que ele nasceu cego. Mas como enxerga agora, ou quem lhe abriu os olhos, não sabemos. Perguntem a ele. Ele falará por si mesmo.
Narrador: O moço, porém, não ficou com medo dos dirigentes judeus. Estava muito agradecido pelo bem que Jesus lhe fizera, e não ficaria calado.
Homem cego: Sim, fui cego durante toda a minha vida até hoje. O Homem chamado Jesus fez barro e colocou em meus olhos. Depois me disse que fosse ao Tanque de Siloé e lavasse. Assim, eu fui e lavei, e então pude ver.
Narrador: Os dirigentes expulsaram o homem da sinagoga. Um dos vizinhos foi a Jesus e Lhe contou o que havia acontecido. Quando Jesus soube, Ele foi procurar o jovem que fora cego. Pela primeira vez o moço viu Aquele que o curara. Viu o sorriso de Jesus, e sorriu para Ele também. Depois o moço se ajoelhou diante de Jesus.
Homem cego: Eu Te agradeço, Jesus, por ter-me curado. Nunca me esquecerei deste dia!
AnalisandoDar tempo para respostas. Nesta história quem foi contar para as pessoas sobre o que Jesus tinha feito? O que Jesus fizera por ele? Como vocês acham que o moço se sentiu? Que disse ele às pessoas? Ele falou quão triste era ser cego? Disse como era feliz agora? Jesus já fez alguma coisa por vocês? Como vocês se sentiram ao contar aos outros sobre isso? Lembrem-se:
SERVIMOS A DEUS QUANDO FALAMOS AOS OUTROS ACERCA DE TUDO

Nenhum comentário: