quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Azeite que não Acabava mais - Lição 9

COMUNIDADE
Significa interessar-se uns pelos outros.
VERSO PARA DECORAR
“Eliseu perguntou-lhe: Como posso ajudá-la?” 2 Reis 4:2, NVI.
REFERÊNCIAS
2 Reis 4:1-7; Conselhos Sobre Mordomia, p. 227.

OBJETIVOS
A criança deverá:
SAB ER que Deus usa Seus fi lhos para ajudar a solucionar problemas
que outros enfrentam.
SENTIR interesse pelo bem-estar daqueles que enfrentam problemas.
RESPONDER ouvindo problemas de outros e tentando ajudá-los.
MENSAGEM CENTRAL
Os filhos de Deus cuidam uns dos outros.

Resumo da Lição
Uma viúva tinha dois fi lhos que precisavam ser vendidos como escravos para pagar dívidas deixadas pelo marido. A mulher pediu ajuda ao profeta Eliseu. Eliseu a ouviu e lhe disse o que Deus desejava que ela fi zesse. Ela ouviu e fez o que Eliseu mandou. Deus a abençoou por confi ar em Sua palavra e multiplicou seu azeite. Ela vendeu o azeite, pagou as dívidas, e os fi lhos não foram vendidos como escravos.
Esta lição fala sobre comunidade. A mulher, seus fi lhos e Eliseu são membros da comunidade – comunidade de Deus – a família de Deus. Pessoas na família de Deus ajudam umas às outras, justamente como Ele enviou Eliseu para ajudar a viúva. Deus nos abençoará ao ajudarmos outros em Sua família.

Enriquecimento Para o Professor“As dádivas de Deus aumentam ao serem repartidas. Vemos isso ilustrado no caso da viúva pobre a quem o profeta Eliseu, através de um milagre, livrou de uma dívida. Ela possuía apenas
uma botija de azeite, mas o profeta mandou-lhe pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos,e o azeite contido naquela botija continuou a fluir até que todas as vasilhas estivessem cheias.
O fornecimento só parou quando nenhuma vasilha mais foi trazida para recebê-lo. Assim será também agora. Se deixarmos que as dádivas de Deus fluam para os condutos do bem, o Senhor Se encarregará do suprimento.” – Refletindo a Cristo [MM 1986], p. 261.“Não devem os cristãos permitir serem perturbados por ansioso cuidado quanto às necessidades da vida. Se os homens amarem e obedecerem a Deus e fizerem sua parte, Ele proverá tudo aquilo de que necessitam. Embora sua subsistência tenha de ser alcançada no suor de seu rosto, vocês não devem descrer de Deus, pois no grande plano de Sua providência, suprir-lhes-á, dia a
dia, as necessidades.” – Conselhos Sobre Mordomia, p. 227.
O que Deus lhe tem dado que você está desejando partilhar com outras pessoas?

Atividades Preparatórias

Escolher uma ou mais atividades que se adaptem melhor à situação da classe.
A. “Mãos que Ajudam” Na parte de cima da cartolina, escrever o título: “Mãos que Ajudam.” Fazer o contorno da mão de cada criança e escrever o seu nome. Dar tempo para as crianças enfeitarem o cartaz com o material disponível.
Hoje, faremos um bonito cartaz sobre “Mãos que Ajudam”.
Analisando Dar tempo para respostas. De quem são as mãos que estão em nosso cartaz? Neste cartaz estão as mãos de [dizer o nome de cada criança], que Jesus quer usar para ajudar outras pessoas. Fazemos parte da família de Deus e podemos ajudar uns aos outros.
Vocês desejam ajudar outras pessoas? Nossa mensagem de hoje é:
OS FILHOS DE DEUS CUIDAM UNS DOS OUTROS.
Repitam comigo.

B. Jarro em Massa de Modelar
Com antecedência, providenciar massa de modelar para cada criança. A história bíblica
de hoje é sobre uma mulher que precisou de uma porção de vasilhas para colocar
azeite. Vamos modelar um jarro. Vocês podem fazer um jarro ou outro recipiente.
Analisando Dar tempo para respostas. Vocês já viram a mamãe ou o papai tomar alguma coisa emprestada de alguém, talvez de um vizinho ou de um amigo? A mulher de nossa história de hoje precisava de ajuda. Deus usou Eliseu para ajudá-la. Ela precisava pedir a seus vizinhos uma porção de jarros e potes. Seus vizinhos também estavam desejosos de ajudá-la. Vocês estão desejosos de ajudar seus vizinhos e amigos? Isso nos faz lembrar da mensagem de hoje:
OS FILHOS DE DEUS CUIDAM UNS DOS OUTROS.
Repitam comigo.
Você Precisa
• cartolina
• canetas
hidrocor
• material de
artesanato
Você Precisa
• massa de
modelar
Lição

Nenhum comentário: