sábado, 24 de julho de 2010

O Milagre do Azeite - Lição 6

GRAÇASignifica pertencer a Deus.

VERSO PARA DECORAR
“Ele é o nosso Deus, nós […] somos o rebanho do qual Ele cuida.”
Salmo 95:7, NTLH.
REFERÊNCIAS
1 Reis 17:7-16; Profetas e Reis, p. 129-131.

OBJETIVOSA criança deverá:
SABER que Deus cuida de nós através de outras pessoas.
SENTIR que pode confi ar em Deus e em Seu povo para cuidar dela.
RESPONDER orando confi antemente pelo cuidado de Deus.

MENSAGEM CENTRAL
Deus usa outras pessoas para nos amar e cuidar de nós.

Resumo da Lição
Durante o tempo de fome, Deus disse a Elias que fosse ao encontro de uma viúva que lhe daria alimento. Para a viúva não foi fácil dar sua última porção de alimento ao profeta de Deus,mas ela decidiu fazê-lo. Deus a abençou por ser Sua ajudadora. Deus tomou as providências necessárias. Sua última porção de óleo e de farinha durou até o fi m do período de fome.
Esta lição fala sobre graça. Pertencemos a Deus. Ele cuida de nós da mesma maneira como cuidou de Elias. Ele sabe do que precisamos e frequentemente usa outras pessoas para suprir nossas necessidades.

Enriquecimento Para o Professor
“Durante algum tempo, Elias permaneceu oculto nas montanhas. […] Mais tarde, quando,
devido à estiagem o ribeiro secou, Deus mandou Seu servo procurar refúgio numa terra pagã. […] Deus o enviou a esta mulher, a fi m de asilar-se em seu lar. […] Nesse lar afl igido pela pobreza, a fome apertava excessivamente; e o alimento lastimosamente escasso parecia estar por acabar-se. […] Mas mesmo em sua penúria extrema deu ela testemunho de sua fé, atendendo ao pedido do estrangeiro que lhe suplicava repartir com ele o último bocado. […] “Maravilhosa foi a hospitalidade mostrada ao profeta de Deus por esta mulher fenícia. […] ‘E assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.’” – Profetas e Reis, p. 129-131. Como Deus tem abençoado você? Como você testemunhará sua fé às crianças durante a semana?

Decoração da SalaVer Lição 5. Acrescentar itens de um lar palestino descritos na Lição 1. Não se esquecer de incluir uma mesa simples com uma vasilha de farinha e um recipiente de óleo colocados no centro. Também poderão ser acrescentas algumas fatias de pão ou alguns pães sírios.

Atividades Preparatórias
Escolher uma ou mais atividades que se adaptem melhor à situação da classe.
A. Percurso com Obstáculos Preparar com antecedência um percurso simples com obstáculos, usando cadeiras, livros ou outros objetos grandes. Dividir as crianças em grupos de duas ou três. Pedir a uma delas para colocar a venda nos olhos (se as crianças resistirem a esta idéia, sugerir que fechem bem os olhos ou os cubram com as mãos) e a outra criança guiará sua amiga a salvo através do percurso. Dar a cada criança a oportunidade para guiar e ser guiada.
Analisando Dar tempo para respostas. Como vocês se sentiram por não poder ver para onde estavam indo? Como se sentiram ao guiar alguém através de um labirinto? Do que vocês mais gostaram? Guiar ou ser guiados? Por quê? É bom ajudar alguém? Aprenderemos hoje sobre Elias, um homem que Deus usou para ajudar outra pessoa. Nossa mensagem de hoje é: DEUS USA OUTRAS PESSOAS PARA NOS AMAR E CUIDAR DE NÓS.
Repitam comigo.

B. Cuidando de BebêsSe possível, pedir à mãe que traga o seu bebê. Se não for possível, usar um bebê
de brinquedo. Com antecedência, preparar algumas coisas necessárias ao cuidado de
bebês: fraldas, alimento, mamadeira, pomada, lenços umedecidos, etc. Conversar com
as crianças sobre o cuidado de bebês e de como eles precisam de nós para cuidar de
suas necessidades.
Analisando Dar tempo para respostas. Os bebês precisam de muito cuidado, não é verdade? Vocês gostam da idéia de Deus usar as mamães, os papais e os amigos para cuidar dos bebês? Como uma pessoa se sente ao cuidar de um bebê? Eu fico feliz porque os bebês têm pessoas adultas para cuidar deles. Foi Deus quem planejou assim. Isso me lembra a mensagem de hoje: DEUS USA OUTRAS PESSOAS PARA NOS AMAR E CUIDAR DE NÓS.


Nenhum comentário: